A umidade, muito comum nessa época do ano, é a maior inimiga dos cabelos alisados com chapinha. Mas é possível usar alguns truques para fazer com que os fios permaneçam lisos por mais tempo. Veja as dicas de Carlos Oliveira, consultor técnico de uma marca de chapinhas, e dos cabeleireiros Wanderley Nunes e Celso Kamura, de como fazer a chapinha durar mais.
1- Preparação
Escolha o xampu ideal para seu tipo de cabelo. Os xampus com pH (medida que determina a acidez do produto) neutro não abrem as cutículas do fio e, com isso, ele fica mais leve e embaraça menos. Evite o uso do condicionador porque ele deixa um aspecto levemente oleoso no cabelo. Este resíduo oleoso é úmido e a temperatura da chapinha não é suficiente para evaporá-lo. Com isso, o fio fica pesado e a tendência é a chapinha durar menos.
2- Termoativados
Mesmo que o cabelo seja levemente ondulado, é aconselhável fazer escova antes de passar a chapa, para evitar o desgaste do fio pela temperatura. No caso de cabelos muito crespos, é aconselhável fazer um relaxamento em um salão de confiança, para deixar os fios mais lisos, evitando que seja necessário fazer muita força na hora da escova. Antes de fazer a escova, com os cabelos ainda úmidos, passe um creme termoativo, que protege o cabelo do estrago provocado pela chapa, ao mesmo tempo que potencializa o efeito liso.
3- Tipos de chapinha
Hoje em dia existem chapinhas “mais tecnológicas”, que emitem evitam que o cabelo resseque e também deixam as cutículas do fio seladas por mais tempo, amenizando a ação negativa que o ambiente úmido provoca no cabelo liso. As chapas a vapor podem facilitar o processo do alisamento, também ajudando a selar as cutículas.
4- Como se faz
Separe pequenas mechas do cabelo e passe a chapa com calma, mechinha por mechinha, de forma com que todos os fios toquem as superfícies da chapa. Não passe as mãos nos cabelos enquanto faz a chapa porque mesmo que a mão esteja limpa ela deixa o fio oleoso. .
5- Finalização
Passar bem pouco de serum (produto semelhante ao silicone, que atua como um óleo finalizador capilar) no comprimento dos fios assim que a chapinha for feita, impede que a umidade externa penetre facilmente no fio.
6- Hidratação
Manter a hidratação dos fios em dia também é importante porque facilita o trabalho feito pela chapinha, evitando que o fio quebre e resseque com facilidade e também que ocorra o frizz.
Siga as dicas e depois me conte como ficou!
Saibam que eu adoro quando encontro alquém, que me diz: " olhas acesso o seu blog e sigo as suas dicas", na verdade eu pesquiso muito para postar dicas que realmente dão certo, dicas que estão em evidência e são tendências no mundo da moda...
Catheryne Bottino!!!
Cath_ergg@hotmail.com